Macau (Agência Fides) - "Cidadão excelente que dedicou toda a vida ao serviço social em favor dos mais pobres e vulneráveis, levando-lhes calor e esperança": assim definiu Fernando Chui Sai, Administrador Especial da Região Especial de Macau, o padre Luis Ruiz Suarez, missionário jesuíta espanhol, fundador da Caritas Macau, que faleceu na noite de 26 de Julho aos 97 anos. Autoridades civis, líderes de outras comunidades e grupos católicos recordaram carinhosamente o padre Luis. A morte teve ampla repercussão na imprensa de Macau e do continente, que recordaram as suas obras.
O missionário jesuíta espanhol chegou a Macau em 1951, um ano depois do fim da guerra e começou rapidamente a assistir e a ajudar a massa de imigrantes que se encontravam em dificuldades. Fundou o "Centro de Serviço Social Matteo Ricci".
Em 1971, esta estrutura tornou-se parte da Diocese de Macau, aderindo à Caritas Internacional, e tornou-se a "Caritas Macau". Em 1970, fundou um Centro de acolhimento para portadores de deficiências e continuou a viajar em todo o continente chinês, oferecendo ajuda a doentes de Hanseníase (lepra) e de Sida.
As pessoas que o conheceram ou que trabalharam com ele dizem: "A missão é feita com gestos concretos. Vê-lo, é ver o próprio Jesus".
(NZ) (Agência Fides 28/07/2011)
Eu, João Caniço, tive o privilégio de ter estado com este Padre Ruiz duas vezes em Macau e uma em Lisboa. Quando fiz o meu magistério em Timor (1966-1969), lia muitas coisas sobre a acção dele com os refugiados em Macau (no “HK Herald” e no “China News Analysis”), que me impressionavam muito. Encontrei-o sempre alegre, sempre activo e preocupado com os que não tinham nada, nem saúde. Sempre com ideias para ajudar mais e levar outros a ajudar também. Ainda aos 90 anos e tal. Era um outro Padre Cruz (este que faz hoje 152 anos de nascimento). Mais um santo jesuíta. Graças a Deus! (JC)
. TE DEUM – JOÃO DOMINGOS B...
. Organização Mundial de Me...
. GALAICO-PORTUGUÊS - LÍNGU...
. ELISMO
. LUSOFONIA
. Siciedade Histórica da Independência de Portugal
. Malaca
. Damão
. Academia Galega de Língua Portuguesa
. CPLP
. Observatório dos Luso-Descendentes
. CULTURA