Horta, Faial, Açores
À época da ocupação das ilhas atlânticas portuguesas muitos colonos vieram de outras regiões da Europa e alguns escravos da África. Os Açores receberam além de portugueses, principalmente gente de Flandres, Normandia, Inglaterra e Espanha.
Os Bom Dia são oriundos da Espanha. Estabeleceram-se na Ilha do Faial (Arquipélago dos Açores), no século XVII, quando da dominação filipina, através de Francisco Bom Dia e de seu sobrinho Pedro Rodrigues Carrascosa, filho de sua irmã Paula de Bom Dia.
Francisco Bom Dia era filho de Pedro Bom Dia e de sua mulher Elvira da Serra, residentes em Villa Maior (Espanha). Segundo o historiador açoriano, frei Diogo das Chagas, veio para o Faial como soldado de pique no terço (regimento) dos castelhanos comandados pelo Capitão Ruas, quando as Ilhas foram submetidas ao governo filipino. No Faial casou e se radicou. Ocupou vários cargos públicos e acumulou considerável fortuna, sendo considerado um dos homens mais ricos do seu tempo. Deixou geração que se destacou na área da música e na religião.
Maria Eduarda Fagundes
Uberaba, 21/07/11
Dados e referência bibliográfica:
Famílias Faialenses (Marcelino Lima)
Tipografia Minerva Insulana - 1922
. TE DEUM – JOÃO DOMINGOS B...
. Organização Mundial de Me...
. GALAICO-PORTUGUÊS - LÍNGU...
. ELISMO
. LUSOFONIA
. Siciedade Histórica da Independência de Portugal
. Malaca
. Damão
. Academia Galega de Língua Portuguesa
. CPLP
. Observatório dos Luso-Descendentes
. CULTURA