Domingo, 17 de Julho de 2011

FALA E DIR-TE-EI QUEM ÉS

O grito

Artista: Edvard Munch

Fonte : Wikipédia

 

 

Produto da necessidade de se comunicar, a voz foi factor primário na evolução humana. Através da voz exteriorizamos sentimentos e ideias. Latir, miar, chilrear, grunhir, é essencialmente através da emissão de sons que os animais se comunicam. Na escala evolutiva dos animais, os mais complexos, quase todos têm voz.

 

Para haver voz é necessário um aparelho que, sofisticado no homem, é chamado fonador. Composto por uma caixa de ressonância (boca), pregas mucosas móveis (cordas vocais) e um fole (pulmão e seus canais), por onde sai e entra o ar, esse aparelho funciona sob o comando de estímulos cerebrais que fazem movimentar a musculatura dessas estruturas, liberando a voz. A capacidade respiratória, o estado das cordas vocais, a língua, os dentes, o palato, os lábios, a articulação maxilo-mandibular, a integridade dessas estruturas, a acção dos harmónios e as emoções são os factores que vão contribuir com a qualidade e a identidade do som emitido pela voz humana.

 

Para muitos indivíduos a voz é também instrumento de trabalho, para todos que a usam é marca pessoal. Como uma digital, ela projecta a personalidade, o estado de saúde (físico, psíquico, emocional), o sexo, a idade, a educação, o estado de lucidez ou embriaguez, a nacionalidade e até a profissão de quem fala. Quantas vezes dizemos que fulano ou beltrano parece um professor, médico, ou padre só pela maneira de se expressar e pelo som das palavras ao falar! O tom da voz pode mostrar até aquilo que queremos ou não esconder, autoridade, insegurança, soberba, medo, alegria, tristeza, bondade, condescendência. A voz pode levantar suspeitas, convencer, irritar, agradar ou até ferir. Através do discurso podemos dar uma impressão falsa, enganar, mas com a voz, não, só sendo artista! Afinal, a voz é uma forma de sensibilizar o próximo, de fazer comunicação verbal. A voz nos faz humanos!

 

 Maria Eduarda Fagundes

 

Tupaciguara, 3 de Julho de 2011

tags:
publicado por elosclubedelisboa às 11:43
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. TE DEUM – JOÃO DOMINGOS B...

. Organização Mundial de Me...

. GALAICO-PORTUGUÊS - LÍNGU...

. MACAU - PADRE RUIZ

. PINTOR ANTÓNIO CASIMIRO

. COISAS DA ÍNDIA - 2

. Beato Diogo de Carvalho

. MUSEU DE ÉVORA

. REPORTAGEM

. “OMENS” SEM “H”

.arquivos

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds